15 agosto, 2006

CRIMINALIDADE EM ALTA

Ha um inegável aumento da criminalidade, que a imprensa vem noticiando dia a dia. São rebeliões nas penitenciárias, assaltos, sequestros e latrocínios nas ruas. Praticam-se todas as modalidades dos crimes típicos das grandes cidades, mas, acrescentam-se agora o incêndio dos transportes urbanos e dos carros coletores de lixo.
Algumas operações urbanas são comandadas de dentro das penitencárias.
O entendimento dos fenômenos sociais não pode ficar eternamente submetido aos chavões de teorias que querem explicar o mundo pelos desgastados raciocínios de que tudo decorre do fator econômico, gerador das diferenças sociais. O mundo que nos cerca tem extraordinários modelos de ações, aplicáveis a vários tipos de comportamento humano. A teoria dos Vasos Comunicantes, por exemplo, é um deles.
Sabe-se que vasos, que entre si, se comunicam por um fino tubo, equalizam o nível do liquido que contêm, sem nenhuma ingerência humana específica.E isto é assim mesmo que os vasos tenham diferentes diametros e dimensões.
É esta lei dos Vasos Comunicantes que, creio, se presta bem para entender porque é que a criminalidade aumentada de deputados, senadores, juizes e legisladores, diariamente noticiadas pela imprensa, gera como resposta o aumento da criminalidade social e das rebeliões nas penitenciárias.
As normas impostas pelo processo da civilização, entre as quais se destaca a honestidade, devem ter que valer para todos os seres humanos.
Se não valem, rompe-se o equilíbrio dos "Vasos Comunicantes" do processo social e tudo começa a tomar o caminho da criminalidade desenfreada, regida pelo tom da falsa inocência, que diz "não sei, não vi e nem ouvi'. Estamos nessa!
Não adianta botar a polícia na rua sem usa-la também em casa.

1 Comments:

Blogger Sujeito Oculto said...

Caro Zusman,
em primeiro lugar, obrigado. Talvez em tempos remotos de sociedades tribais, a honestidade fosse o pilar da convivência, ainda que dentro de leis notadamente discriminatórias e machistas. É evidente que a sociedade ocidental, com toda sua evolução, deixou certos reguladores de lado (como a moral e a honra) e passou a ter outros valores. Não gostaria de cair nesse chavão, mas é difícil escapar: na modalidade de capitalismo que praticamos hoje, o dinheiro suplanta valores antigos e passa a ser o ideal, não importando os meios e as conseqüências dessa concentração (antes que você pergunte, não sou comunista).

7:09 PM  

Postar um comentário

<< Home